quinta-feira, 8 de março de 2007

Marcos 1 - 2

Mais uma vez, gostaria de compartilhar a introdução que Eugene Peterson colocou para o evangelho de Marcos no "The Message":

"Marcos não perde tempo em começar seu trabalho - uma introdução em uma simples frase e não uma digressão para se achar do início ao fim. Um evento que aconteceu que radicalmente mudou a forma que experimentamos o mundo, e que não podemos esterar para falar a esse respeito. Há um ar de uma excitação de tirar o fôlego em praticamente cada sentença que ele escreve. Quanto mais breve tivermos a mensage, melhor será, porque a mensagem é boa, incrivelmente boa: Deus está aqui e está do nosso lado!
O simples anúncio que Deus existe não é qualificado particularmente como uma novidade. Muita gente em vários séculos tem acreditado na existência de Deus ou deuses. Pode ser até que , de fato, que os seres humanos em conjunto e ao longo dos séculos deram mais atenção e interesse à divindade que todos os outros interesses colocados juntos - comida, abrigo, vestimenta, prazer, trabalho, família, etc.
Mas a novidade de que Deus está simplesmente aqui, e ao nosso lado, buscando ativamente nos ajudar da forma que precisamos - isso sim é uma novidade. Pois, o que se tinha como comum em se crer em Deus, era a enorme quantidade de palpites a respeito do assunto, o que resultava em superstições, ansiedade e especulações. Então Marcos, compreensivelmente, em uma pressa em dizer-nos o que aconteceu no nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus - o Evento que revela a verdade de Deus para nós, tanto que nós podemos viver em realidade e não em ilusão. Ele não permite que percamos um minuto de nossas preciosas vidas em nossa ignorância no mais prático de todos os assuntos - que Deus é apaixonado em nos salvar.


Oração
"Deus e Salvador, Deus do universo, Senhor e Criador de todas as coisas, Pai do Unigênito, que geraste nosso vivo e verdadeiro modelo e o enviaste em proveito de toda a humanidade, que por ele chamaste os seres humanos, tornando-os tua propriedade, nós te pedimos por este povo: envia teu Espírito Santo. Amém" Serapion, bistpo de Thmuis, Egito, falecido em 362

Nenhum comentário: