sábado, 24 de fevereiro de 2007

Mateus 8-9

Li há um tempo atrás que nosso maior exemplo de ação missional foi a encarnação de Cristo, o Filho vem ao mundo como homem mostrando como homem a natureza de Deus, nessa forma, como homem, entendemos o que Deus é. E não parou por aí, Jesus foi além da encarnação nesse mundo, mas também esteve continuamente entre as pessoas, essas seções de ação de Mateus mostram que a eficiência da ação de Cristo se deu porque ele tomava a iniciativa de estar sempre circulando entre o povo ao invés de escolher um local de atendimento e esperar que o povo venha.
Um exemplo a ser seguido por nós e nossas comunidades hoje.

Oração
"Senhor, tu procuras trabalhadores que realizem tua obra na terra, mas não os encontras com facilidade. Teus filhos muitas vezes são covardes, sonolentos e cansados. Envia pessoas que se ponham totalmente à tua disposição, pelas quais poderás realizar tuas benditas promissões, assim que um novo dia possa raiar de ti, luminoso e felicitante." Leonhard Ragaz, 1868-1945 teólogo engajado no movimento de paz

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Mateus 5-7

Oração
"Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome, venha o Teu Reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como nos céus, o pão nosso de cada dia dá-nos hoje, e não deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois Teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém" Jesus Cristo

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Mateus 3-4

A primeira mensagem que ouvimos de João e Jesus é a mensagem de arrependimento, a mudança de vida como uma porta de entrada para participar do Reino de Deus que está ao alcance.

Oração
"Pai celeste, não te peço nem por saúde nem por doença, nem por vida, nem por morte. Peço-te que disponhas de minha saúde, de minha doença, de minha vida, de minha morte para teu louvor e para minha salvação. Só tu sabes o que serve para o meu bem. Só tu és o Senhor. Dá-me ou tira de mim, mas faze minha vida ser semelhante à tua vida!" Blaise Pascal, 1623-1662, matemático francês.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Mateus 1-2

Achei interessante a introdução de Mateus por Eugene Peterson no The Message:
"A estória de Jesus não começa com Jesus. Deus já está em ação há um bom tempo. Salvação, que é a principal missão de Cristo, é uma missão bem antiga. Jesus é a conjunção final de vários temas, energias e movimentos que foram ativados antes da fundação do mundo.
Mateus abre o Novo Testamento situando a estória local de Jesus em um contexto histórico mundial. Ele assegura que enquanto lemos seu nascimento, vida, morte e ressurreição, vejamos as conexões com tudo que havia antes dele. "Cumpriu-se" é um dos verbos mais característicos de Mateus: tal e tal coisa aconteceu para que isso seja cumprido. Jesus é único, mas não é inédito.
Melhor ainda, Mateus nos conta história de forma que não somente tudo antes de Jesus se cumpre em Jesus, nós somos completos em Jesus. Todo dia nós acordamos em um meio de monte de coisas que estão em andamento, vindo de um bom tempo atrás: genealogia e geologia, história e cultura, o cosmos - Deus. Nós não somos acidentais ou incidentais na estória. Nós temos orientação, um pano de fundo.
Mateus nos providencia um contexto compreensivo no qual vejamos toda a criação de Deus e salvação completa em Jesus, e todas as partes de nossa vida - trabalho, família, amigos, memórias e sonhos - também completos em Jesus. Se perdermos esse contexto, caímos no perigo de ver Jesus como uma diversificação de tudo o que é anunciado nos jornais. Nada poderia estar tão distante da verdade."

Oração
"Santo e gracioso Deus e Pai, dá-nos sabedoria que te procure conhecer. Dá-nos juízo para compreender-te, zelo para procurar-te, paciência para esperar por ti. Dá um coração que medite em ti; dá uma vida que anuncie o teu nome - no poder do Espírito Santo de nosso Senhor Jesus Cristo." Benedito de Nursia, 480-547 fundador da Ordem dos Beneditinos

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

O Desafio

Sem dúvida alguma a Páscoa é a maior data da história, Jesus Cristo consolidou sua missão morrendo por nós e ressuscitou mostrando que era tudo aquilo que tinha falado, mostrando que era Deus.
O desafio é relembrar essa data como Jesus Cristo queria, "em memória de mim". O sacrifício de Jesus e o amor mostrado é tudo que a gente precisa, tudo que nos completa. Mas também é tudo que todos ao nosso redor carecem, pois ainda estamos longe de vivenciar o que Cristo nos deixou. Nosso dia a dia nos faz lembrar que depois do que aconteceu hoje, só amanhã pra compensar, como se nossa corrida fosse tudo que o universo assistisse. Toda luta nos faz pensar em nos defender, ou em atacar, quando Jesus Cristo deu uma opção bem acima do ataque ou defesa.
Em Jesus Cristo todas as coisas desse mundo se completam, Jesus é o centro, e o desafio que eu proponho nos próximos 50 dias é refletir nos seus passos, na sua palavra e experimentar a Páscoa em memória dele.
Junte-se a mim, será uma experiência fascinante:

Oração:
Ao orarmos Senhor
Vem encher-nos com o Seu amor
Para o mundo agitado esquecer
Cada dia Sua vida viver
Nossas vidas vem pois, transformar
Refrigério pra'alma nos dá
E agora com outros irmãos
Nos unimos aqui em oração

Começa quarta-feira (21/02) - Mateus, capítulos 1 e 2