quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Mateus 1-2

Achei interessante a introdução de Mateus por Eugene Peterson no The Message:
"A estória de Jesus não começa com Jesus. Deus já está em ação há um bom tempo. Salvação, que é a principal missão de Cristo, é uma missão bem antiga. Jesus é a conjunção final de vários temas, energias e movimentos que foram ativados antes da fundação do mundo.
Mateus abre o Novo Testamento situando a estória local de Jesus em um contexto histórico mundial. Ele assegura que enquanto lemos seu nascimento, vida, morte e ressurreição, vejamos as conexões com tudo que havia antes dele. "Cumpriu-se" é um dos verbos mais característicos de Mateus: tal e tal coisa aconteceu para que isso seja cumprido. Jesus é único, mas não é inédito.
Melhor ainda, Mateus nos conta história de forma que não somente tudo antes de Jesus se cumpre em Jesus, nós somos completos em Jesus. Todo dia nós acordamos em um meio de monte de coisas que estão em andamento, vindo de um bom tempo atrás: genealogia e geologia, história e cultura, o cosmos - Deus. Nós não somos acidentais ou incidentais na estória. Nós temos orientação, um pano de fundo.
Mateus nos providencia um contexto compreensivo no qual vejamos toda a criação de Deus e salvação completa em Jesus, e todas as partes de nossa vida - trabalho, família, amigos, memórias e sonhos - também completos em Jesus. Se perdermos esse contexto, caímos no perigo de ver Jesus como uma diversificação de tudo o que é anunciado nos jornais. Nada poderia estar tão distante da verdade."

Oração
"Santo e gracioso Deus e Pai, dá-nos sabedoria que te procure conhecer. Dá-nos juízo para compreender-te, zelo para procurar-te, paciência para esperar por ti. Dá um coração que medite em ti; dá uma vida que anuncie o teu nome - no poder do Espírito Santo de nosso Senhor Jesus Cristo." Benedito de Nursia, 480-547 fundador da Ordem dos Beneditinos

3 comentários:

Poliane Latta disse...

Adorei o texto!!
Estou amando as orações!! Posso copiar?? hehehe

Bem, estou no meu primeiro dia!!
Divulguei para a minha galera... espero que muitos aceitem o desafio!!

Abçs

Luis F. Batista disse...

Que bom que gostou, fique a vontade em copiar, está aí para servir!
abçs

Fábio disse...

O Novo Testamento abre com o cumprimemnto de diversas profecias efetuadas. O jornalista-pastor (e ex-ateu) Lee Strobel levantou dados que comprovam que só em Jesus toads as profecias podem ser concretizadas. O relato de Mateus consolida nossa fé, mesmo quando procuramos a razão para entendê-la melhor. Por outro lado, coloca na mesa duas questões complicadas: a Trindade e a Encarnação (incluso a natureza divino-humana de Jesus).
Sem teologizar, apelo para C.S.Lewis, que escreve sobre o "O Deus Tripessoal":
"Se o Cristianismo fosse alguma coisa que estivéssemos inventando, poderíamos simplificá-lo, sem dúvida. Mas não é. Não podemos competir, em simplicidade, com pessoas que estão inventando religiões. Como poderíamos? Estamos lidando com fatos. É claro que qualquer um pode ser simples se não tiver fatos com que se preocupar".
(in: Cristianismo Puro e Simples)