quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Mateus 3-4

A primeira mensagem que ouvimos de João e Jesus é a mensagem de arrependimento, a mudança de vida como uma porta de entrada para participar do Reino de Deus que está ao alcance.

Oração
"Pai celeste, não te peço nem por saúde nem por doença, nem por vida, nem por morte. Peço-te que disponhas de minha saúde, de minha doença, de minha vida, de minha morte para teu louvor e para minha salvação. Só tu sabes o que serve para o meu bem. Só tu és o Senhor. Dá-me ou tira de mim, mas faze minha vida ser semelhante à tua vida!" Blaise Pascal, 1623-1662, matemático francês.

4 comentários:

Luis F. Batista disse...

Interessante a tradução que Eugene Peterson faz do versículo 7 quando fala que apareceu um monte de Fariseus e Saduceus para o batismo porque isso estava se tornando bem popular. Por isso que João Batista havia explodido em sua pregação.

Luis F. Batista disse...

No capítulo 4, Eugene Peterson destaca que Jesus escolheu 3 textos de Deuteronômio para contestar ao diabo, o diabo escolheu um salmo quando quis "jogar o jogo" de Jesus. Será um sinal de que não devemos aplicar os Salmos como aplicamos Deuteronômio?

Fábio disse...

Acho interessante e simples a primeira "pregação" de Jesus. Não foi uma pregação expositiva. Foi simples e direta: "arrependam-se", as mesmas palavras de João Batista.
A Psicologia considera o arrependimento diferente do remorso, pois o primeiro significa mudança de atitude, enquanto o segundo indica auto-condenação.
Penso se o que temos vendido às pessoas é o cristianismo da auto-punição pelos erros cometidos ou a busca uma alternativa para mudarem hábitos e atitudes. Mesmo assim, não é algo simples. Por isso, volto a C.S. Lewis:
"Este processo de entrega, este movimento para trás a toda velocidade, isso é o que os cristãos chamam de arrependimento. Ora, arrepender-se não é uma brincaderia, absolutamente. É muito mais penoso do que humildemente desculpar-se muito. Significa deixarmos toda presunção e vontade própria que temos exercitado por muitos anos. Significa matarmos uma parte de nós mesmos, sofrermos uma espécie de morte".

Fábio disse...

Segunda observação:
Já que você instigou o "paredão" Salmos X Deuteronômio, vamos lá. Alguém ligado às artes até poderia dizer que a poesia e a música são inferiores... De qualquer forma, é interessante a observação, porém o destaque é que Satanás - considerado o pai da Mentira - e, por que não, da descontextualização. O texto invocado do Salmo não tem nada a ver com uma "tentativa de suicídio intencional", por assim dizer, que foi a proposta de Satanás.
Por outro lado, chama a atenção que Jesus usou passagens dentro do contexto da importância da Palavra de Deus estar no coração dos pais e dos filhos (Deuteronômio 5 e 6).