segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

A Ressurreição e a vida - I Co 15:12-28;58

Leia I Corintios 15:12-28;58

Nesta véspera de Natal, nós refletimos na frágil vida de um pequeno bebê. Nesta vida estava a vida de Deus, e através dela, Deus estava fazendo cumprir os seus planos para toda a criação. A ressurreição de Jesus nos dá confiança para o futuro. Que a gente, assim, coloque nossa vida firmemente em Deus e utilizemos o nosso lugar para trabalhar para ver sua salvação a esse mundo e a seu povo.

domingo, 23 de dezembro de 2007

A Ressurreição e a vida - Salmo 27

Leia o Salmo 27

Este salmo antecipa a confiança em Deus que vem do conhecimento da ressurreição de Jesus. Nós não temos nenhuma garantia de uma vida mais fácil livre de problemas, e todos nós vamos ter decepções de várias formas. Mesmo assim, apesar de todas essas coisas, podemos estar seguros com a bondade de Deus. Neste último domingo de Advento, reflita no que o verso 4 diz a você.

sábado, 22 de dezembro de 2007

A Ressurreição e a vida - Jo 11:17-27

Leia João 11:17-27

Novamente, Advento antecipa a Páscoa, e as metáforas do Cordeiro de Deus e do Bom Pastor são incompletas sem a perspectiva da ressurreição. O ponto alto das boas notícias que estamos celebrando é que o que mais tememos foi vencido por Jesus. Podemos ter conforto quando enfrentamos a morte - seja a nossa própria morte ou a de nossos queridos - porque em Jesus, nós recebemos a vida eterna.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

A Videira Verdadeira - Salmo 1

Leia Salmo 1

À medida que chegamos ao fim do Advento, noosa esperança é que estas reflexões tenham plantado você de forma mais firme próximo aos mananciais das águas vivas de Deus. Uma planta morta não precisa de nada, mas uma planta que vive e cresce necessita constantemente de água e nutrientes. Tome um momento para refletir o quanto as suas raízes estão crescendo. Seu solo está bom? Quais as oportunidades que Deus lhe trouxe nutrientes e água a você?

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

A Videira Verdadeira - João 15:1-17

Leia João 15:1-17

"Jesus, eu desejo muito em minha vida dar frutos. Obrigado porque você me escolheu para ser seu amigo e respondo a seu amor seguindo seus mandamentos e amando aos outros. Que o amor se torne a marca da minha vida para que, através das coisas que eu faça, as palavras que eu diga e as atitudes que tenha, as pessoas possam ver que sou seu discípulo e abracem seu amor por si mesmos"

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

O Caminho - Deuteronônio 30:11-20

Leia Deuteronômio 30:11-20

Quando você se estressa, a Bíblia nos mostra que a vida é muito simples e implica simplesmente na escolha entre o caminho da vida e o caminho da morte. Reflita nas escolhas que você tem feito em sua vida. De que formas e situações você tem escolhido o caminho da vida? Houve situações que você fez escolhas estúpidas que o faça se arrepender? Que possamos nos apegar ao Senhor e descobrir que Ele é, com certeza, nossa vida.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

A Porta para o rebanho e o Caminho

Leia João 10:7-10 e 14:6-7

Nestas duas passagens nós encontramos a mensagem central das Boas Novas de Jesus: é Nele e somente Nele que encontramos a essência de toda vida. Nós podemos buscar por dinheiro ou por uma carreira de sucesso, ou uma família perfeita, ou uma igreja maravilhosa, mas aqueles que são sábios o suficiente só vão encontrar que suas vidas vão ser completas pela vida de Jesus.
"Jesus,Obrigado por me mostrar que através de você eu sou salvo"

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

O Bom Pastor - Salmo 23

Leia o Salmo 23

William é pastor de uma fazenda. Embora ele tenha muitas ovelhas sob seu cuidado, ele sabe tudo sobre cada uma. Eu pude vê-lo dar remédio para uma ovelha que estava doente e fiquei surpreso pelo o quanto essa ovelha estava quieta enquanto estava nos braços do William, confiando na experiência dos cuidados dele. Que bela ilustração do cuidado de Deus para nós. Use esta figura para orar ao longo desse salmo e confiar suas necessidades dessa semana a Deus.

domingo, 16 de dezembro de 2007

O Bom Pastor - João 10:11-15

Leia João 10:11-15

Msis uma vez achamos que não podemos celebrar o Natal sem antecipar a Sexta Feira da Paixão, e a metáfora sai de Jesus ser a ovelha sacrificial para ele ser o pastor que morre para que Suas ovelhas possam viver. A linguagem da posse é forte e é o tipo que nossa cultura evita por causa da ênfase na individualidade e liberdade de escolha. Quem ou o que nos possui? A que rebanho pertencemos?

sábado, 15 de dezembro de 2007

Eu Sou - Filipenses 2:1-18

Leia Filipenses 2:1-18

É difícil saber de onde começar e onde parar essa passagem maravilhosa! O grande EU SOU se esvaziou de si mesmo para se tornar humano. Nas nossas formas pequenas de ser, devemos imitar a Jesus em sua humildade e pensando nos outros antes de nós mesmos. E assim aprendemos constantemente das Escrituras que pensando corretamente a respeito de Deus e louvando a Ele deve sempre impactar a forma como vivemos.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Eu sou - Êxodo 3:1-15

Leia Êxodo 3:1-15

A afirmação de Jesus vista ontem é baseada no nome que Deus revelou a Moisés. Deus é. Neste nome se baseia a história do relacionamento de Deus com seu povo, Israel, e últimamente com todo o mundo. Através desse nome, Jesus é revelado como o Deus que ouve, se importa e aplica toda sua compaixão (v. 7-8). Tome dez ou quinze minutos agora para se colocar , em silêncio, na presença do EU SOU.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Eu sou - João 8:58-59

Leia João 8:58-59

Este versículo é o clímax de um diálogo entre Jesus e um grupo de pessoas, alguns deles chegaram a crer nas palavras de Jesus (v. 31), e alguns não. As palavras de Jesus eram bastante controversas, fazendo com que os descrentes se irassem até com Ele. Agora ele dá uma afirmação bastante clara de sua divindade, aplicando a si mesmo as palavras a respeito do nome de Deus que eram bastante sagradas da tradição hebraica (EU SOU/ YWVH). Ou isto é uma grande blasfêmia ou é a maior verdade já dita.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

A Luz do Mundo - 1 João 1:5-10

Leia 1 João 1:5-10

Uma das consequências de seguir a Luz do Mundo é que ele vai nos mostrar qualquer área de escuridão e pecado das nossas próprias vidas. Não há nada que esconda estas áreas: é muito melhor saber detas áreas e pedir ao Espírito Santo que nos ajude em mudar. Fazendo isso, nós somos chamados a viver vidas que reflitam essa Luz: vida de santidade e compaixão, justiça e retidão.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

A Luz do Mundo - Salmo 119:105

Leia Salmo 119:105

Enquanto encontramos na Bíblia a Palavra de Deus, descobrimos que as Escrituras podem nos guiar e dirigir através da vida. É uma coisa maravilhosa que Deus não tenha nos dado um livro monótono de regras, entregues diretamente do céu, mas um multi-colorido e fascinante conjunto de livros que direcionam nossos passos. Que a gente possa seguir esse excitante caminho de caminhar nos propósitos de Deus para sua criação!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

A Luz do Mundo - João 8:12

Leia João 8:12

Ontem, muitos dos que estão acompanhando o Advento acenderam sua segunda vela do período. Enquanto eles acendem as velas a cada semana, e em alguns casos em todo anoitecer em casa, eles contam até o dia em que celebramos a vinda da Luz do mundo. Morte, noite e escuridão são todas imagens que estão ligadas ao pecado na Bíblia, mas Jesus veio para revelar o pecado pelo que ele é e nos mostrar o caminho para a vida eterna.

domingo, 9 de dezembro de 2007

O Pão da Vida - Provérbios 9:1-12

Leia Provérbios 9:1-12
Provérbios traça diante de nós, dois caminhos: o caminho da vida e sabedoria, e o caminho da morte e insensatez. Nós temos uma escolha. Essa passagem nos convida a comer na mesa da Sabedoria. Separe um tempo para imaginar você ouvindo seu chamado; indo a sua casa; comendo sua refeição... O que a Sabedoria lhe diria? O que você veria em sua mesa? Obrigado, Pão da vida por me alimentar hoje!

sábado, 8 de dezembro de 2007

O Pão da Vida - João 6:35;48-51

Leia João 6:35;48-51

Os discípulos, no dia anterior, acabaram de testemunhar a alimentação miraculosa de Jesus a partir de somente cinco pães e dois peixes. Milhares de pessoas receberam sua refeição naquele dia, mas no dia seguinte voltariam a sentir fome! O pão somente nos satisfaz por um momento, mas em Jesus, nós podemos encontrar a verdadeira satisfação e uma esperança que nos sustenta em toda a nossa vida. Leia o verso 35 novamente e permita que Deus o alimente com sua presença.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

O Cordeiro de Deus - Apocalipse 5

Leia Apocalipse 5

A morte de Jesus não tem significado somente para mim: ela impacta todo mundo e toda a história, desde lá foi precisamente através da morte de Jesus que Deus trouxe seus planos para salvação de todo o mundo. Que tipo de resposta podemos dar? Há somente uma resposta: nos prostrarmos diante do Cordeiro de Deus e adorá-lo. Utilize essa visão inspiradora do céu e terra para que esta a leve a Jesus em louvor hoje.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

O Cordeiro de Deus - Gênesis 22:1-19

Leia Gênesis 22:1-19

O Pai dá. O filho se rende. O Senhor provê. O sacrifício é morto. E o povo ganha. Aqui, em uma estória enraizada na história do povo de Israel, vemos aqui uma projeção do sacrifício a que Jesus iria que se submeter, aproximadamente dois mil anos depois. O animal sacrificado limpava o pecado das pessoas para que elas pudessem se achegar a Deus mas, através de Jesus - o único Cordeiro de Deus - nós somos perdoados de uma vez por todas!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

O Cordeiro de Deus - João 1:29

Leia João 1:29
À medida que refletimos sobre a vida de Jesus nestes dias de Advento, sabemos que a Quaresma vai nos levar, mais tarde a refletir sobre sua morte. Como João Batista vê diretamente logo no início, a Palavra que já existia pela eterndade se torna gente para que ele possa levar nossos pecados. É com incrível humildade sabermos que o Todo Poderoso Deus nos ama a ponto de sofrer de forma terrível para que nós tivéssemos condições de receber vida.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

A Palavra de Deus - Hebreus 4:12-16

Leia Hebreus 4:12-16

As palavras da Escritura podem ser mais doces que o mel, porém eles também vêm com um alerta de saúde nelas! Ler a Escritura é abrir a si mesmos para ser desafiados, provocados e encorajados. É nos colocar nus diante de um Deus santo que vê tudo. Que bênção é, então, que através do sacrifício de jesus podemos nos aproximar do trono de Deus com confiança e encontrar sua graça.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

A Palavra de Deus - Salmos 119:97-104

Leia Salmos 119:97-104

As leis de Deus no Velho Testamento apontam para Jesus, antecipando Sua salvação. A Palavra de Deus pode ser descoberta através das palavras das Escrituras. Você ama a Palavra de Deus na Bíblia da forma que o salmista descreveu neste salmo(v.97)? Peça a Deus neste Advento para abrir seus olhos para o poder das Escrituras em mudar sua vida, e que estas palavras possam ser "mais doces que o mel" para você.

domingo, 2 de dezembro de 2007

A Palavra de Deus - João 1:1-14

Leia João 1:1-14
De que melhor maneira poderíamos iniciar nossas reflexões do Advento como com essa celebração da encarnação! Nesse maravilhoso tratado colocado de forma bastante firme, somos levados a considerar a pré-existência da natureza de Jesus, como parte de Deus. O ser último - aquele inimaginável e de quem não somos capazes de conhecer totalmente - ele se esvaziou a si mesmo para se tornar um de nós; parte de sua criação. Reflita no versículo 14 para sentir a imensidão desta afirmação.

sábado, 1 de dezembro de 2007

Liturgia do Advento


Jesus Cristo, você é a luz do nosso mundo
Você é aquele por quem todos os povos da terra esperaram
Esse é um tempo de vigília
Nós aguardamos e esperamos por Aquele que ouviu nosso clamor e experimentou o sofrimento desse mundo.
Nós esperamos em antecipação, esperando nova luz para brilhar enquanto esse tempo de alegria se aproxima.
Esse é um tempo de preparação
Nós preparamos nossos corações para aquele que quebrou as barreiras que nos separavam de Deus, nos separavam dos outros e de toda criação de Deus.
Nós esperamos com corações arrependidos para preparar o caminho do Senhor.
Esse é um tempo de promessas.
Nós aguardamos na esperança de que a vinda prometida de Emanuel, Deus conosco, Deus para nós, Deus em nós
Nós aguardamos na esperança de que nosso Remidor, traga o amor de Deus ao nosso mundo quebrado
Esse é um tempo de reflexão e aguardo.
Esperamos ser transformados e guiar outros na luz de Deus
Nós aguardamos pelo Salvador de Deus que veio e esteve em nosso meio
Esse é um tempo para aguardar o cumprimento da aliança de Deus de amor
Nós celebramos a vinda do Reino de Deus com sua promessa de integridade, de reconciliação e abundância para todos
Nós aguardamos pelo cumprimento da aliança de Deus para que o reino de Deus venha em sua integridade
Esse é um tempo de alegre antecipação
Muitas nações vão se juntar ao Senhor naquele dia
E se tornarão o povo de Deus
E a glõria do Reino de Deus será revelada e todos os povos verão isso juntos
Nós aguardamos atentos aos sinais da vinda de Cristo
Venha, Deus de Amor!
Venha, Deus de Paz!
Venha ao nosso meio Espírito de Alegria!
Enche-nos com sua presença!
Amém!

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Nos preparando para o Natal

Quem tem acompanhado meu blog, já viu que fiquei bastante interessado com os dias do Advento, que são dias que muitos na igreja cristã aproveitam para refletir a respeito da vinda de Jesus Cristo e se preparar para a sua segunda vinda. Achei realmente interessante, pois em toda minha história na igreja, minha preparação para o Natal estava concentrado nos ensaios de coral ou preparações para as encenações.
Segundo encontrei no blog da Christine Sine, que dedicou um post para explicar a ignorantes como eu o que significa o Advento, esse é o início do ano eclesiástico para várias igrejas cristãs.
Ao invés de entregar essa data ao mundo, que tal refletirmos sobre o que a vinda de Jesus significa para cada um de nós?
Dentre os materiais que ela está disponibilizando, encontrei uma devocional que envolve todos os dias do Advento, isto é, do dia 2 até a véspera de Natal. Estas devocionais vão nos fazer refletir a respeito das metáforas apresentadas no evangelho de João e seus paralelos encontrados em outros livros da Bíblia.
Então, convido você à me acompanhar nessa nova Jornada, a partir do próximo domingo até a véspera de Natal, que poderá ser bem mais significativo à medida que você se permitir refletir sobre o que essa data realmente significa para você.
Começamos dia 2 e quem sabe compartilhe outras liturgias que vou encontrando no meio do caminho!

sábado, 7 de abril de 2007

O que é a Páscoa para você?

Resolvi concluir esse desafio tentando responder a essa primeira pergunta do blog que foi amplificada pela blogagem coletiva promovida pela Poliane.
Tentei fazer minha compra do mês ontem, por conveniência do feriado, mas simplesmente não consegui, o mercado estava lotado! Acabei indo hoje enfrentar um outro mercado quase tão lotado quanto, penso que o pessoal está se preparando para o almoço do domingo, almoço com a família para celebrar a Páscoa, não sei o que vai se conversar mas parece que algo está meio fora dos trilhos. O que se lembra? O que se celebra?
Esses 40 dias de postagem foi uma experiência muito interessante, comecei todo dia lendo os Evangelhos e procurando uma oração relevante para edificação minha e de quem estivesse lendo o blog. Isso não é o mais difícil, o mais difícil é se dobrar diante da Palavra e tê-la em mente o dia todo, aconteceu muita coisa nestes dias, muitas vezes, a Palavra que pode ter auxiliar nos momentos da vida são abafados pelos estes mesmos momentos.
O que vi nestes 40 dias são muito mais do que esse blog poderia expressar, como lembrei no versículo do último dia. A vida de Cristo, seus ensinamentos, sua convivência, seus sinais, não nos permitem simplesmente lembrar dele e festejá-lo em dias santos, mas devem nos fazer adorá-lo, porque ele mostrou ser Deus, e mostrou o que é Deus para nós, e se Deus é tão bondoso como ele mostrou, tão generoso, tão amigo e determinado, é constrangedor viver uma vida no dia a dia como vivemos, é constrangedor mantermos nosso orgulho, nosso egoísmo e nossa mesquinharia como as vezes mostramos.
As orações mostram o quanto o impacto de Jesus atravessa a história, vi orações da idade média, moderna até o século passado, a sua palavra é eterna, sua fé vem de muito tempo, e me faz me prostrar diante desse poder que mudou tanta gente em tanto tempo e em todo lugar.
É mais fácil falar, que Deus me permita viver!
Muito obrigado a todos que acompanharam esse desafio, diferente dos outros blogs que mantive, me contive na tentação de colocar um contador para ver quantos estavam acompanhando esse trabalho, não gostaria de ser influenciado pela audiência, queria escrever o que escrevi seja o que fosse para mim sozinho seja para todos os que me leram. Obrigado pelos comentários e pela força do Fábio e da Poliane.
O blog termina aqui, quem sabe o próximo ano atualize novamente. De qualquer forma está aqui uma quaresma muito bem aproveitada! Desfrute as mensagens e se quiser compartilhar, estarei no meu blog oficial, Checklist para viver o Cristianismo hoje.
Até mais!

João 20 - 21

"Jesus fez muito mais sinais reveladores de Deus que estão escritos neste livro. Estes foram escritos para que você creia que Jesus é o Messisa, o Filho de Deus, e que no ato de crer, tenha vida real e eterna na forma que Cristo pessoalmente revelou" 20:30-31


Oração
"Deus de nossa salvação e de nossa redenção: Tu nos deste a nossa natureza, dános também a tua graça. Com tua luz conduze todos os que, tateando pela noite da ignorância, caminham em tua direção. Afasta-os do erro. Oferece tua mão direita aos que são fracos, que não conseguem progredir sem o teu auxílio. Revela-te àqueles que por nada pedem a não ser por ti. São os que em ti buscam a sua paz e seu alvo e que além de tal busca não têm mais outro desejo" Johannes Scotus Eriugena, teólogo irlandês, 9º século

sexta-feira, 6 de abril de 2007

João 17 - 19

A fim de que a gente creia que Jesus é Deus, João coloca um dos relatos mais longos do processo que o levou à morte. Lembro bem daquele filme "A Paixão de Cristo" que mostra muito bem como aquela noite foi longa, Jesus é traído, preso, torturado, ridicularizado e executado. Tudo isso porque a Palavra assim previu, tudo isso para que a gente tivesse como chegar a Deus como somos.
É uma sexta-feira que temos muito para pensar

Oração
"Minha oração não é apenas por eles (os discípulos). Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste. Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste. Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja" Jesus Cristo

quinta-feira, 5 de abril de 2007

João 14 - 16

"Eu sou a Videira, vocês são os ramos. Quando vocês se juntam a mim e eu com vocês, a relação é íntima e orgânica, a colheita certamente é abundante. Separados, vocês não vão conseguir fazer nada. Qualquer que está separado de mim está morto, seco, juntado para ser jogado fora e quimado" 15:5,6


Oração
"Senhor,fazei de mim um instrumento de vossa paz, onde houver ódio, que eu leve o amor; onde houver ofensa, que eu leve o perdão; onde houver discórdia, que eu leve a união; onde houver dúvidas, que eu leve a fé; onde houver erros, que eu leve a verdade; onde houver trevas, que eu leve a luz; onde houver tristeza, que eu leve a alegria; Ó Divino Mestre, fazei com que eu procure mais, consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, é morrendo que se vive para a vida eterna. Amém." Francisco de Assis, fundador da Ordem dos Franciscanos, 1182-1226

quarta-feira, 4 de abril de 2007

João 12 - 13

"Vou deixar-lhes um novo mandamento. Amem um ao outro. Da mesma forma que eu amei vocês, vocês amem um ao outro. E é dessa forma que todo mundo vai reconhecer que vocês são meus discípulos - quando eles verem o amore que vocês tiverem por cada um" 13:34-35


Oração
"Senhor, é tua graça e é teu amor que capacitam meu coração a crer, a esperar e a amar. Posso ir a teu encontro e abraçar-te como meu verdadeiro amigo. Posso confiar em ti, meu bondoso Pai. Tu és um mar de graça, de consolo e de amor." Johannes Tauler, 1300-1361, teólogo místico

terça-feira, 3 de abril de 2007

João 9 - 11

"Jesus disse: Vocês estão fazendo a pergunta errada. Vocês estão procurando alguém para jogar a culpa. Não há nenhum tipo de causa e efeito aqui. Ao invés disso, procurem o que Deus pode fazer. Nós precisamos estar passionalmente a trabalho por Aquele que me enviou, trabalhando enquanto o sol brilha. Quando a noite vier, o dia acaba. Por isso enquanto estiver no mundo, há muita luz. Eu sou a Luz do mundo" 9:3-5


Oração
"Senhor Jesus Cristo, perdoa-nos por não ter confiado suficientemente em ti, não nos ter prontificado a desistir de direitos próprios e aceitar opiniões divergentes das nossas. Perdoa nossa obediência morna frente à tua palavra. Perdoa nosso silenciar em situações nas quais deveríamos ter falado. Agradecemos-te porque tua misericórdia é maior do que a nossa culpa. Tu nos redimiste, resgataste e conquistaste de toda fraqueza, escravidão e perdição. Renova-nos pela força de teu sacrifício e de teu amor." Casa de Diaconisas, Sarepta, Betel

segunda-feira, 2 de abril de 2007

João 7 - 8

"Se vocês continuarem vivendo o que lhes falei, vocês serão realmente meus discipulos. Aí vocês vão experimentar a verdade por vocês mesmos, e a verdade os libertará" 8:31-32


Oração
"Rogamos-te, Deus onipotente, dá que tua palavra em nós não encontre um coração de pedra e uma cabeça de ferro, mas uma mente dócil que se submeta a ti." João Calvino

sábado, 31 de março de 2007

João 5 - 6

"O que eu vou dizer é a mais plena verdade: Quem crer em mim, terá uma vida verdadeira, eterna. Eu sou o Pão da vida. Seus pais comeram o maná no deserto e morreram. Mas agora, aqui está o Pão que realmente desceu do céu. Qualquer que comer esse pão não morrerá, nunca. Eu sou o Pão - o Pão vivo" - que desceu do céu. Qualquer que comer esse pão viverá - e para sempre. O Pão que eu apresento ao mundo para que se coma e viva sou eu mesmo, minha carne e sangue" 6:47-51


Oração
"Meu Senhor e meu Deus, só tu és capaz de saciar a fome e a sede de meu coração, pois tu o criaste para ti e para mais ninguém. Toma conta de minha vida e sê meu senhor para sempre." Sadhu Sundar Singh, início do século 20, testemunha de Cristo na Índia

sexta-feira, 30 de março de 2007

João 3 - 4

"Veja o quanto Deus amou ao mundo: Ele deu seu filho, seu único filho. E por que? Para que ninguém tenha que ser destruindo, para que crendo nele, todos tenham uma vida íntegra e eterna. Deus não teve todo esse trabalho em enviar seu filho para simplesmente acusar os outros, para dizer ao mundo o quanto ele era mal. Ele veio para ajudar, para colocar o mundo no eixo novamente. Qualquer que acreditar nele está salvo, qualquer que se recusar em acreditar nele, há muito se colocou em sentença de morte sem saber. E por que? Porque falou em crer no único filho que Deus lhe apresentou" 3:16-18


Oração
"Cristo fiel, faze-nos seguir a ti, homens fracos que somos. Dá-nos um espírito corajoso e pronto para obedecer, um coração sem temor, munido de fé verdadeira e esperança firme. E se formos fracos, que tua graça nos abra caminho. Jan Hus 1369-1415, reformador e mártir tcheco

quinta-feira, 29 de março de 2007

João 1 - 2

No início desse último evangelho, vamos ver como Eugene Peterson introduz:
"Em Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, Deus é apresentado como ordenando a criação à existência. Deus ordena a palavra e acontece: céu e terra, oceanos e rios, árvores e relva, pássaros e peixes, animais e humanos. Tudo, o que se vê e o que não se pode ver, chamados à existência pela palavra de Deus.
Em um paralelo às primeiras palavras de Gênesis, João apresenta Deus como ordenando a salvação á existência. Dessa vez, a palavra de Deus toma a forma humana e entra na história na pessoa de Jesus. Jesus fala e acontece: perdão e julgamento, cura e iluminação, misericórdia e graça, alegria e amor, liberdade e salvação. Tudo que era quebrado e caído, pecaminoso e doente, são chamadas à salvação pela palavra expressa de Deus.
De alguma forma ao longo da narra tiva alguma coisa se desviou (Gênesis conta esta estória também) e estão em uma busca desesperada de se consertar. O conserto é cumprido pelo falar - Deus ordenando a salvação à existência na pessoa de Jesus. Jesus, por sua vez, não fala somente a palavra de Deus, ele é a Palavra de Deus.
Tendo a companhia destas palavras, nós começamos a concluir que nossas palavras são mais importantes que já imaginamos. Dizer "Eu creio", por exemplo, marca a diferença entre vida e morte. Nossas palavras revelam dignidade e gravidade em conversas com Jesus. Porque Jesus não impõe a salvação como uma solução, ele narra a salvação à existência através de uma conversa informal, relacionamentos pessoais, respostas com compaixão, orações apaixonadas etc. e - colocando tudo junto - um sacrifício mortal. Nós não podemos fugir de palavras como estas"


Oração
"Misericordioso Deus, Pai celeste, já que tua palavra é uma vela e uma lâmpada, que está aí para iluminar o nosso caminho, pedimos-te que por Cristo, a verdadeira luz, queiras abrir e iluminar a nossa mente, assim que possamos compreender a tua palavra em sua clareza e pureza." Ulrico Zwingli, 1484-1530, reformador da igreja

quarta-feira, 28 de março de 2007

Lucas 22 - 24

"Porque vocês procuram aquele que vive em um cemitério? Ele não está aqui, ressuscitou. Lembrem-se do que ele falou a vocês quando vocês tinham voltado à Galiléia que ele seria entregue aos pecadores, ser morto em uma cruz e três dias depois ressuscitar?" 24:5-8

"Não temam, e não deixem todas estes questionamentos os perturbarem. Vejam minhas mãos, vejam meu pé -sou eu mesmo. Toquem-me. Vejam-me dos pés à cabeça. Um espírito não tem carne e ossos como esses!"24:38-40


Oração
"Senhor e Deus, unicamente a partir de tua revelação nos é dado conhecer a nós mesmos de verdade. Por meio daquilo que tu fizeste para destruir o pecado, entendemos o que ele significa perante ti. Teu Filho eterno se tornou gente e viveu entre nós; em vista do destino que teve, os nossos olhos se abrem para aquilo que estava em jogo para nós. Ensina-nos a conhecer tua vontade e a fundiar a nossa vontade com a tua." Romano Guardini, teólogo católico italiano

terça-feira, 27 de março de 2007

Lucas 19 - 21

"Arrisque sua vida e você terá mais do que sempre sonhou. Viva seguramente e você terminará sem nada" 19:26


Oração
"Nosso eterno Salvador, Rei dos deuses, só tu és Senhor e REgente, Deus de toda a criação. Deus dos santos e dos pais santificados que antes de nós viveram. Deus de Abraão, Isaque e Jacó, compassivo e misericordioso, perante o qual todo coração jaz nu e ao qual cada pensamento oculto se revela: a ti clamam as almas dos justos, a ti se agarram as esperanças dos santos. Tu, que ouves os que te invocam em justiça, tu, que também entendes os corações silenciosos, teu olhar alcança o mais íntimo dos corações humanos. Sejas glorificado para todo o sempre!" Constituição Apostólica, ordem eclesiástica do 4º século

segunda-feira, 26 de março de 2007

Lucas 17 - 18

"Estejam alertas. Se você ver seu amigo errando, corrija-o. Se ele lhe contestar, perdôe-o. Até se ele pecar contra você e repetir seu ato sete vezes ao longo do dia, e sete vezes ele disser, me desculpe, não vou fazer isso de novo, perdôe-o.
Os apóstolos chegaram e disseram ao Mester, "Nos dê mais fé"
Mas o Mestre disse, "Vocês não precisam mais fé. Não tem essa coisa de mais ou menos na fé. Se você tem alguma fé, digamos do tamanho de uma semnete, e disser a essa árvore, vá e sejogue no lago, ele faria isso" 17:3-6


Oração
"Senhor, em verdade eu coxeio na fé, na oração, no louvor, no serviço e na paciência. Mas me salva, eu te peço! Somente tu podes salvar aleijados como eu sou. Senhor, não me deixes perecer, porque me encontro entre os últimos. Pela tua graça queiras guiar-me! Charles H. Spurgeon, 1834-1892, evangelista inglês

sábado, 24 de março de 2007

Lucas 14 - 16

Anos atrás eu saí de uma pregação do Pastor Amilcar, da Igreja Presbiteriana Unida seriamente tocado por uma mensagem de Lucas 16, engraçado que esta parábola é meio complicada, Jesus coloca Deus no papel de chefe que honra o empregado por roubar seu dinheiro de uma forma diferente do que fazia. Mas, para o propósito da estória, o negócio era esse mesmo, o empregado estorquia o dinheiro para si, mas passou a utilizar o alcance da autoridade que tinha para beneficiar a outros. Aprendi o quanto Deus deseja que utilizemos aquilo que nos foi confiado para beneficiar os outros.
No "The Message", Eugene Peterson me deu outra luz, o que não quer dizer que seja um sentido substituto, mas complementar. Ele falou o quanto o chefe ficou feliz por ele ter saído da sua zona de conforto e ter começado a agir.

Oração
"Senhor Jesus Cristo, que vieste ao mundo para salvar os perdidos, que deixaste as noventa e nove ovelhas no deserto para buscar a que se havia perdido: busca-me no labirinto do erro em que me perdi. Ó Bom Pastor, dá que eu reconheça tua voz e que lhe obedeça!" Sören Kierkegaard, filósofo dinamarquês

sexta-feira, 23 de março de 2007

Lucas 12 - 13

"O que estou tentando falar é que você relaxe, não esteja tão preocupado em conseguir as coisas para que você possa responder ao que Deus te dá. As pessoas que não conhecem a Deus é que se preocupam com estas coisas, mas vocês conhecem Deus e como ele trabalha. Mergulhe na realidade de Deus, na iniciativa de Deus nas provisões de Deus. Aí você vai ver que todas as preocupações normais do dia a dia vão ser sanadas. Não tema em perder algo. Vocês são meus amigos mais queridos. O Pai quer dar a vocês o próprio Reino." 12:29-32

Oração
"Ó Jesus, é tua obra que me permite servir a Deus sem temor por toda a minha vida: sem temor oriundo de minha queda, porque tu saras. Sem temor oriundo de minha culpa, porque tu reconcilias. Sem temor oriundo de meus pensamentos vacilantes, porque tu crias fé. Sem temor oriundo de meu egoísmo, pois tu despertas amor." Adolf Schlatter

quinta-feira, 22 de março de 2007

Lucas 10 - 11

Aprendo muito quando vejo a estória de Jesus com Marta e Maria, a presença de Jesus não está conosco para que nos estressemos, mas para que estejamos aos seus pés. Às vezes, de tanto pensar no trabalho para Deus, deixamos de trabalhar com Deus e aí vem o stress.

Oração
"Senhor, não é minha oração, não são minhas lágrimas, não é minha ação nem meu sofrimento, não é minha luta nem minha esperança que me salvam. É tua graça, nada mais." Eva von Thiele-Winkler. século 19


OBS: Postado em 23.03

quarta-feira, 21 de março de 2007

Lucas 8 - 9

Quando estava lendo sobre a multiplicação dos pães, achei interessante os discípulos pedirem a Jesus para dispensar o pessoal, parece aquelas vezes quando alguém prega muito e o pessoal tenta sinalizar que ele já está pregando há muito tempo. Mas o que mais parece é quando fazemos nossas orações a Deus com toda a solução para o problema que temos, como ouvi de um pastor uma vez, quando oramos parece que estabelecemos uma parceria, Deus entra com o Poder e nós entramos com a solução.

"Qualquer que quiser vir comigo tem que me deixar liderar. Você não está na direção, eu estou. Não fuja do sofrimento, encare-o. Simga-me e te mostro como. Auto ajuda não é tanta ajuda assim. Auto sacrifício é o caminho, meu caminho, para encontrar a si mesmo, seu verdadeiro eu" 9:23-25


Oração
"Ó Senhor Jesus Cristo, vai tu em minha frente com tua graça, guia-me pelo caminho reto de tua palavra, assim que eu não me afaste da vida que há em ti. Guarda-me, e guarda todas as pessoas, de pensamentos maus e de ações más, a fim de que teu Pai seja louvado através de nosso viver." Johann Bugenhagen, 1485-1558, colaborador de Lutero

terça-feira, 20 de março de 2007

Lucas 6 - 7

"A vocês que estão prontos para a vedade, eu digo isso: Amem seus inimigos. Deixem que eles tragam o melhor de vocês, não o pior. Se alguém lhe dá tempos difíceis, respondam com as energias da oração com essa pessoa."6:27-28

Oração
"Senhor, faze resplandecer a tua face sobre nós, para nosso bem: em tua paz queiras proteget-nos através de tua mão todo-poderosa, salvando-nos de todo pecado por teu braço erguido e guardando-nos daqueles que injustamente nos odeiam. Dá a nós e a todos os habitantes da terra concórdia e paz, assim como as deste a nossos pais quando te invocaram, consagrados na fé e na verdade. Dá que sejamos obedientes ao teu sublime e todo-poderoso nome. Amém." 1ª Carta de Clemente (carta da comunidade de Roma dirigida a de Corinto), fim do 1º século

segunda-feira, 19 de março de 2007

Lucas 4 - 5

"O Espírito de Deus está em mim; ele me escolheu para pregar a Mensagem das boas notícias aos pobres, Enviou-me para anunciar perdão aos prisioneiros e recuperação de vista aos cegos, e liberar a carga aos cansados e sobrecarregados e anunciar, "Este é o ano do Senhor para agir!" 4:18,19


Oração
"Meu Deus e Senhor: Tu és minha esperança. Dá que nesta vida cresça meu conhecimento de ti, para ser consumado na vida eterna. Dá que aqui cresça meu amor a ti e que lá chegue à maturidade, a fim de que minha alegria nesta vida seja grande na esperança. Na vida eterna, porém, seja perfeita na visão de tua glória." Anselmo de Cantuária, 1033-1109, teólogo e bispo inglês

sábado, 17 de março de 2007

Lucas 1 - 3

Veja como Eugene Peterson introduz o livro de Lucas:
"Muitos de nós, boa parte do tempo, nos sentimos por fora. Simplesmente nós não pertencemos. Outros se sentem tão confiantes, tão seguros de si mesmos, os "de dentro" que conhecem as coisas, são as mãos que mandam na turma da qual somos excluídos.
Uma das formas que temos para responder a isso é formarmos o nossa própria turma, ou entrarmos em uma que nos aceite. Pelo menos em um lugar onde nos sintamos "dentro" e os outros "fora". As turmas variam das informais às formais em encontros que são políticos, sociais, culturais e econômicos. Mas uma coisa que elas tem em comum é o princípio de exclusão. Identidade ou valor é valorizado quando se exclui todos os outros que não são os "escolhidos". O preço terrível que pagamos em manter todas estas pessoas fora para que sintamos o gosto de ser os "de dentro" é uma redução da realidade, diminuindo a vida.
O lugar em que o preço é pago de forma mais terrível é a causa da religião. Mas religião tem uma longa história em fazer estas coisas, em reduzir os infinitos mistérios de Deus para a respeitabilidade das regras do clube, reduzindo a comunidade humana a uma "membrezia". Mas com Deus, não há pessoas "de fora".
Lucas traz um histórico bom de um "forasteiro". O único gentio de todos os escritores judeus do Novo Testamento, ele sabe como Jesus incluia aqueles que tipicamente eram tratados como os "de fora" pelo establishment religioso daqueles dias: mulheres, trabalhadores simples (pastores), os de outra raça (Samaritanos), os pobres. Ele não concebia religião como um clube. Enquanto Lucas conta a estória, todos de nós que nos encontramos do lado de fora vendo pouca esperança em nossa vida de conseguir entrar em alguma coisa, agora vemos as portas escancaradas e nos sentimos encontrados e benvindos por Deus em Jesus"


Oração
"Minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, pois atentou para a humildade da sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, pois o Poderoso fez grandes coisas em meu favor; Santo é o seu nome.
A sua misericórdia estende-se aos que o temem, de geração em geração.
Ele realizou poderosos feitos com seu braço; dispersou os que são soberbos no mais íntimo do coração.
Derrubou governantes dos seus tronos, mas exaltou os humildes.
Encheu de coisas boas os famintos, mas despediu de mãos vazias os ricos.
Ajudou a seu servo Israel, lembrando-se da sua misericórdia para com Abraão e seus descendentes para sempre, como dissera aos nossos antepassados." Maria

sexta-feira, 16 de março de 2007

Marcos 15 - 16

"Então falou: Vão para o mundo. Vão a todos os lugares e anunciem a Mensagem das boas notícias de Deus para todos. Quem crer e for batizado será salvo, quem se negar a crer será condenado" 16:15-16


Oração
"Senhor meu Deus, eu me abrigo em tua fidelidade. Tu conheces a minha força: Ajuda-me na minha fraqueza. Quando tu és a nossa força, em verdade seremos fortes. Se confiarmos em nossa própria força, nada conseguiremos. Só poderá perder-te, Senhor, quem te abandonar. Toda a minha esperança se baseia em tua misericórdia. Aurelius Augustinus (santo Agostinho), 354-430, bispo de Hippo

quinta-feira, 15 de março de 2007

Marcos 13 - 14

"E então eles verão o Filho do Homem chegar em grande estilo, sua chegada enchendo o céu - ninguém vai perder isso! Ele virá com os anjos, ele buscará os escolhidos dos quatro ventos, de polo a polo." 13:26-27


Oração
"Quando tu, Senhor, te aproximares da terra em glória, e o mundo te aguardar, a tremer, quando a corrente diante do trono do Juiz irromper em onda de fogo, quando o livro do destino se abrir e se tornar patente o que a noite ocultara, então salva-me da chama eterna! Juiz sem mácula, dá que, junto com os salvos, possa me achar à tua mão direita."Oração litúrgica do 6º século

quarta-feira, 14 de março de 2007

Marcos 11 - 12

"Por isso que dito a vocês para orarem por absolutamente tudo, das pequenas às grandes coisas. Incluindo tudo, assim que você abraçe essa vida de Deus, e vocês terão tudo Dele. E quando vocês assumirem essa postura de oração, lembrem-se que não é só pedir. Se vocês tiverem alguma coisa contra alguém, perdôe - só assim seu Pai celestial se inclinará para limpar seus pecados" 11:23-25

Oração
"Senhor Deus, que todo o meu ser venha manifestar o teu louvor e que jamais venha duvidar de tua graça. Pois vivo sob a tua mão, e tua é a plenitude do poder e da bondade. Guarda-me em teu amor, assim como queres que outros permaneçam em meu amor. Dag Hammarskjöld, 1905-1961, secretário-geral da ONU

terça-feira, 13 de março de 2007

Marcos 9:2 - 10

"Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos. Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" 10:42-45


Oração
"Senhor, tu me deste a tua palavra e me recebe3ste no número daqueles que pertencem a teu povo, que te conhecem, louvam e glorificam. Assim queiras dar-me a graça de poder permanecer em tua palavra. Fazer com que ela seja tão clara e lúcida em meu coração, que muitos possam receber consolo e alegria por meio dela" Martinho Lutero

segunda-feira, 12 de março de 2007

Marcos 7 - 9:1

"O que adiantaria conseguir tudo que você quer e perder a si mesmo, quem você é realmente. Pelo que você trocaria sua alma" 8:37


Oração

"Pai de nosso Senhor, nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, com tudo o que somos agradecemos-te por tudo o que somos. Pois tu nos protegeste, nos guardaste e nos aceitaste. Tu sofreste conosco e nos conduziste até a presente hoja. Rogamos-te, Senhor benigno: Dá que possamos viver este dia, bem como todos os dias de nossa vida, reverenciando-te e amando-te de coração." da liturgia da igreja copta

sábado, 10 de março de 2007

Marcos 5 - 6

"E Jesus os enviou com as seguintes instruções: Não pensem que vocês precisam de muita coisa para isso (a pregação). Vocês mesmo são tudo que precisam. Não precisam de fundos especiais para isso. Mantenham tudo simples. Não busquem algum lugar luxuoso para ficar. Consigam um lugar simples e estejam contentes lá até sair. Se vocês não forem benvindos, se não os ouvirem, saiam sem alarde. Dêem de ombros e sigam seu caminho" 6:8-11


Oração
"Senhor nosso Deus, quando estamos com medo, não permitas que desesperemos. Quando estamos desapontados, não permitas que a amargura tome conta de nós. Quando nosso entendimento e nossa força se esgotarem, não nos deixes perecer! Que sempre sintamos a tua presença e o teu amor!" Karl Barth, 1886-1968, teólogo suíço

sexta-feira, 9 de março de 2007

Marcos 3 - 4

"Com muitas estórias como estas, ele apresentava a mensagem a eles, adquando as estórias às suas experiências e maturidade. Ele sempre apresentava alguma estória quando falava" 4:33-34


Oração
"Senhor, agradeço-te por me teres criado segundo a tua imagem, para que te conheça e ame. Mas essa imagem se acha de tal modo corrompida por pecados, que não consegue cumprir a tarefa para a qual foi criada, a não ser que tu a renoves e recries através da fé em teu Filho crucificado Jesus Cristo. Desejo apenas entender uma pequena parcela de tua verdade, que meu coração crê e ama. Pois não procuro compreender para poder, crer, antes creio para poder compreender" Anselmo de Cantuária, 1033-1109, teólogo e bispo inglês

quinta-feira, 8 de março de 2007

Marcos 1 - 2

Mais uma vez, gostaria de compartilhar a introdução que Eugene Peterson colocou para o evangelho de Marcos no "The Message":

"Marcos não perde tempo em começar seu trabalho - uma introdução em uma simples frase e não uma digressão para se achar do início ao fim. Um evento que aconteceu que radicalmente mudou a forma que experimentamos o mundo, e que não podemos esterar para falar a esse respeito. Há um ar de uma excitação de tirar o fôlego em praticamente cada sentença que ele escreve. Quanto mais breve tivermos a mensage, melhor será, porque a mensagem é boa, incrivelmente boa: Deus está aqui e está do nosso lado!
O simples anúncio que Deus existe não é qualificado particularmente como uma novidade. Muita gente em vários séculos tem acreditado na existência de Deus ou deuses. Pode ser até que , de fato, que os seres humanos em conjunto e ao longo dos séculos deram mais atenção e interesse à divindade que todos os outros interesses colocados juntos - comida, abrigo, vestimenta, prazer, trabalho, família, etc.
Mas a novidade de que Deus está simplesmente aqui, e ao nosso lado, buscando ativamente nos ajudar da forma que precisamos - isso sim é uma novidade. Pois, o que se tinha como comum em se crer em Deus, era a enorme quantidade de palpites a respeito do assunto, o que resultava em superstições, ansiedade e especulações. Então Marcos, compreensivelmente, em uma pressa em dizer-nos o que aconteceu no nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus - o Evento que revela a verdade de Deus para nós, tanto que nós podemos viver em realidade e não em ilusão. Ele não permite que percamos um minuto de nossas preciosas vidas em nossa ignorância no mais prático de todos os assuntos - que Deus é apaixonado em nos salvar.


Oração
"Deus e Salvador, Deus do universo, Senhor e Criador de todas as coisas, Pai do Unigênito, que geraste nosso vivo e verdadeiro modelo e o enviaste em proveito de toda a humanidade, que por ele chamaste os seres humanos, tornando-os tua propriedade, nós te pedimos por este povo: envia teu Espírito Santo. Amém" Serapion, bistpo de Thmuis, Egito, falecido em 362

quarta-feira, 7 de março de 2007

Mateus 27 - 28

"Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou como tinha dito." 28:5-6


Oração
"Silenciam os poderes ante a cruz de Gólgota. O teu povo agraciado canta "amém" e "aleluia". Graças pelas tuas dores, graças pelo teu morrer. Tu nos deste vida nova: adoramos teu poder" Friedrich von Bodelshwingh 1831-1910, pai da missão interna na Alemanha

terça-feira, 6 de março de 2007

Mateus 26

Há cinco capítulos atrás, Jesus estava no meio de uma multidão, ele sabia o quanto a multidão é enganosa, agora ele está só, e no próximo capítulo isso só tende a piorar. Será que a fé se confirma com a multidão ou com os momentos em que nos perguntam se andamos com Cristo?

Oração
"Senhor Jesus Cristo, dá que te conheçamos assim como realmente és, como foste e como serás até a tua vinda gloriosa: sinal de escândalo e, contudo, alvo de nossa fé; homem humilde e, contudo, Redentor da humanidade, que veio ao mundo levado pelo amor, para dar sua vida por nós. Senhor, não queremos entristecer-te, escandalizando-nos em ti." Sören Kierkegaard

segunda-feira, 5 de março de 2007

Mateus 23 - 25

"Peguem esses mil e dêem ao que se arriscou mais. E livrem-se desse cara tão seguro, tão conservador que não se arriscou em nada. Joguem no para a escuridão" 25:30

Eu sempre falo a minha filha que o medo nos tira a oportunidade de desfrutar muitas coisas legais, nesse caso, o medo foi fatal pois fez com que o servo não fizesse nada com aquilo que recebeu. Uma grande lição para avaliarmos o quanto estamos arriscando com aquilo que recebemos

Oração

"De bom grado queremos ousar, nestes dias, renunciar ao comodismo, que se esquece de agir. Queremos buscar a ação onde quer que se faça necessária. Não queremos desesperar do ministério que nos deste, Senhor. Com alegria queremos empenhar-nos carregando tijolos para os andaimes da construção." Nikolaus L. von Zinzendorf

sábado, 3 de março de 2007

Mateus 21 - 22

No capítulo 21, Jesus expulsou, indignado, o pessoal que fazia da casa de Deus comércio, achei interessante no texto que a saída dos comerciantes deu lugar a que os necessitados entrassem!

Oração
"Senhor Deus, que falas com tua comunidade em santa seriedade, a fim de que desperte de seu sono de falsa segurança e aprenda a perguntar por tua vontade: dá que não deixemos de conhecer o tempo em que nos procuras e que nos entreguemos à tua graça." Hermann Bezzel

sexta-feira, 2 de março de 2007

Mateus 19 - 20

Tenho meditado bastante nessa estória da vinha do capítulo 20 nos últimos tempos, enquanto nosso foco tem se voltado à nossa recompensa, no quanto parecemos merecer mais que os outros trabalhadores por causa do nosso chamado, parece que Deus tem um plano bem mais abrangente. Sinal para nos prepararmos para um Deus mais tolerante que nossa teologia definiu.
Sinal também para nos preocuparmos mais em trabalhar do que especular o salário dos outros trabalhadores!

Oração
Agradecemos-te, Deus onipotente, por nos resgatares da servidão do mundo através de teu Filho Jesus Cristo. Dá que te reconheçamos como Libertador e que te entreguemos nossa vida sem restrição. Dá que sirvamos uns aos outros e que cuidemos uns dos outros, auxiliando-nos fraternalmente, assim que fique evidente que tu és o nosso Senhor. João Calvino


PS: Como estou sem internet em casa, talvez o post de amanhã saia com atraso maior ou saia na próxima semana.

quinta-feira, 1 de março de 2007

Mateus 17 - 18

O Perdão é certamente uma das propostas mais sensíveis de Jesus Cristo, mas infelizmente não é tão levada a sério por aqueles que o seguem. Jesus vai direto ao ponto, precisamos ter noção do quanto nos foi perdoado para reconhecer o comportamento que chega a ser patético quando negamos o perdão a alguém, por maior que seja a dívida.

Oração
"Senhor, dá que eu consiga perdoar de coração os que me odeiam. Perdoa também em mim e cria em mim uma vida regenerada. A todo momento tua palavra me seja alimento, nutra minha alma e me dê condições de resistir em situações que poderiam separar-me de ti." Johann Agricola

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Mateus 14 - 16

"Ouvindo o que havia ocorrido, Jesus retirou-se de barco, em particular, para um lugar deserto... Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar" 14:13,22
Li no livro "Vida em Comunidade" de Dietrich Bonhoeffer, que você não pode ter vida comum razoável se você não tiver uma vida no quarto com Deus, a prática de Jesus tem muito a nos ensinar.

Oração
"Nós, homens altivos, não passamos de pobres pecadores, limitados e ignorantes; construindo castelos no ar e empregando mil artes e artimanhas, mais e mais nos afastamos de nosso alvo. Senhor, dá que olhemos para a tua salvação. Não permitas que nos apeguemos ao que é passageiro e que nos entreguemos à vaidade. Dá que em simplicidade vivamos a nossa vida, crentes e alegres, assim como as crianças fazem." Matthias Claudius, 1740-1815 poeta alemão

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Mateus 12 - 13

"Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu amado em quem tenho prazer. Porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará justiça às nações. Não discutirá nem gritará; ninguém ouvirá sua voz nas ruas. Não quebrará o caniço rachado, não apagará o pavio fumegante até que leve à vitrória a justiça.
Em seu nome as nações porão sua esperança" 12:18-21, Isaías 42:1-4

Oração:
"Senhor Jesus, nós precisamos de tua orientação, de tua ajuda, de tua proteção. Quando por nós mesmos tentamos fazer o bem, logo notamos que nos faltam força e coragem. Quando nos esforçamos para resistir o mal, descobrimos que somos fracos demais para o conseguir. Transforma tu nossa noite em dia. Guia-nos por teus caminhos, até nos receberes em tua cidade eterna, onde veremos a tua face." Bernardo de Clairvaux, 1091-1153, abade e teólogo francês

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Mateus 10-11

"Obrigado, Pai, Senhor dos céus e da terra, o Senhor bloqueou seus caminhos para os sofisticados e os sabem-tudo, mas a concedeu claramente aos simples. Sim, Pai, por que é dessa forma que o Senhor trabalha"11:25-26

Oração
"Sei que só poderei testemunhar a minha fé quando permitir que Cristo sare minha vida indisciplinada e pecaminosa. Só poderei testemunhar minha fé quando praticar o mesmo amor que Cristo praticou, comiserando-se de enfermos e famintos. Jesus, dá-me forças para que possa testemunhar minha fé aos meus próximos."Johnson Gananabaranam, Índia, OF

sábado, 24 de fevereiro de 2007

Mateus 8-9

Li há um tempo atrás que nosso maior exemplo de ação missional foi a encarnação de Cristo, o Filho vem ao mundo como homem mostrando como homem a natureza de Deus, nessa forma, como homem, entendemos o que Deus é. E não parou por aí, Jesus foi além da encarnação nesse mundo, mas também esteve continuamente entre as pessoas, essas seções de ação de Mateus mostram que a eficiência da ação de Cristo se deu porque ele tomava a iniciativa de estar sempre circulando entre o povo ao invés de escolher um local de atendimento e esperar que o povo venha.
Um exemplo a ser seguido por nós e nossas comunidades hoje.

Oração
"Senhor, tu procuras trabalhadores que realizem tua obra na terra, mas não os encontras com facilidade. Teus filhos muitas vezes são covardes, sonolentos e cansados. Envia pessoas que se ponham totalmente à tua disposição, pelas quais poderás realizar tuas benditas promissões, assim que um novo dia possa raiar de ti, luminoso e felicitante." Leonhard Ragaz, 1868-1945 teólogo engajado no movimento de paz

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Mateus 5-7

Oração
"Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome, venha o Teu Reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como nos céus, o pão nosso de cada dia dá-nos hoje, e não deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois Teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém" Jesus Cristo

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Mateus 3-4

A primeira mensagem que ouvimos de João e Jesus é a mensagem de arrependimento, a mudança de vida como uma porta de entrada para participar do Reino de Deus que está ao alcance.

Oração
"Pai celeste, não te peço nem por saúde nem por doença, nem por vida, nem por morte. Peço-te que disponhas de minha saúde, de minha doença, de minha vida, de minha morte para teu louvor e para minha salvação. Só tu sabes o que serve para o meu bem. Só tu és o Senhor. Dá-me ou tira de mim, mas faze minha vida ser semelhante à tua vida!" Blaise Pascal, 1623-1662, matemático francês.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Mateus 1-2

Achei interessante a introdução de Mateus por Eugene Peterson no The Message:
"A estória de Jesus não começa com Jesus. Deus já está em ação há um bom tempo. Salvação, que é a principal missão de Cristo, é uma missão bem antiga. Jesus é a conjunção final de vários temas, energias e movimentos que foram ativados antes da fundação do mundo.
Mateus abre o Novo Testamento situando a estória local de Jesus em um contexto histórico mundial. Ele assegura que enquanto lemos seu nascimento, vida, morte e ressurreição, vejamos as conexões com tudo que havia antes dele. "Cumpriu-se" é um dos verbos mais característicos de Mateus: tal e tal coisa aconteceu para que isso seja cumprido. Jesus é único, mas não é inédito.
Melhor ainda, Mateus nos conta história de forma que não somente tudo antes de Jesus se cumpre em Jesus, nós somos completos em Jesus. Todo dia nós acordamos em um meio de monte de coisas que estão em andamento, vindo de um bom tempo atrás: genealogia e geologia, história e cultura, o cosmos - Deus. Nós não somos acidentais ou incidentais na estória. Nós temos orientação, um pano de fundo.
Mateus nos providencia um contexto compreensivo no qual vejamos toda a criação de Deus e salvação completa em Jesus, e todas as partes de nossa vida - trabalho, família, amigos, memórias e sonhos - também completos em Jesus. Se perdermos esse contexto, caímos no perigo de ver Jesus como uma diversificação de tudo o que é anunciado nos jornais. Nada poderia estar tão distante da verdade."

Oração
"Santo e gracioso Deus e Pai, dá-nos sabedoria que te procure conhecer. Dá-nos juízo para compreender-te, zelo para procurar-te, paciência para esperar por ti. Dá um coração que medite em ti; dá uma vida que anuncie o teu nome - no poder do Espírito Santo de nosso Senhor Jesus Cristo." Benedito de Nursia, 480-547 fundador da Ordem dos Beneditinos

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

O Desafio

Sem dúvida alguma a Páscoa é a maior data da história, Jesus Cristo consolidou sua missão morrendo por nós e ressuscitou mostrando que era tudo aquilo que tinha falado, mostrando que era Deus.
O desafio é relembrar essa data como Jesus Cristo queria, "em memória de mim". O sacrifício de Jesus e o amor mostrado é tudo que a gente precisa, tudo que nos completa. Mas também é tudo que todos ao nosso redor carecem, pois ainda estamos longe de vivenciar o que Cristo nos deixou. Nosso dia a dia nos faz lembrar que depois do que aconteceu hoje, só amanhã pra compensar, como se nossa corrida fosse tudo que o universo assistisse. Toda luta nos faz pensar em nos defender, ou em atacar, quando Jesus Cristo deu uma opção bem acima do ataque ou defesa.
Em Jesus Cristo todas as coisas desse mundo se completam, Jesus é o centro, e o desafio que eu proponho nos próximos 50 dias é refletir nos seus passos, na sua palavra e experimentar a Páscoa em memória dele.
Junte-se a mim, será uma experiência fascinante:

Oração:
Ao orarmos Senhor
Vem encher-nos com o Seu amor
Para o mundo agitado esquecer
Cada dia Sua vida viver
Nossas vidas vem pois, transformar
Refrigério pra'alma nos dá
E agora com outros irmãos
Nos unimos aqui em oração

Começa quarta-feira (21/02) - Mateus, capítulos 1 e 2